Monday, March 31, 2008

Suíça – Pequeno país, Grande experiência

Foi em um pequeno país chamado Suíça que tive as maiores experiências da minha vida. O ano que passei lá foi repleto de aprendizado, descobertas, e, sem dúvida, muitas visitas a lugares maravilhosos.

Dia 1º de setembro de 2005 um avião da Air France decola do aeroporto do Rio de Janeiro. O rumo dele? Paris. Dentro dele os sonhos e expectativas de onze jovens brasileiros que buscavam uma oportunidade de crescimento e independência em outro país. Muitas horas de vôo mais tarde, o avião toca o solo do aeroporto Charles de Gaulle.


O nervosismo aumenta, enquanto os jovens correm para pegar sua conexão com direção ao aeroporto de Zurique. Pouco menos de duas horas de vôo, e o momento havia chegado: colocar os pés no país que seria sua casa pelos próximos 11 meses.

Foram dez outros estudantes brasileiros, que comigo aguardavam ansiosamente por suas malas na esteira do aeroporto de Zurique. Ao todo onze jovens, que conheceram suas novas famílias, e se direcionaram para os quatro cantos do pequeno país Suíça. Quatro cantos bem diferentes, podemos dizer assim. Um país com o tamanho equivalente a 1/6 do Rio Grande do Sul, que tem nada menos quatro idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. Mas os contrastes não param apenas nos idiomas. As tradições, educação e modo de viver são muito diferentes em cada cidade que se visite por lá.

Minha expectativa, ao sair do Brasil para realizar um intercâmbio, era de conhecer muitas pessoas novas, e saber como se vive em outro país. Mas, acima de tudo, ter uma experiência em que pudesse ser independente, e aprender outro idioma.

Suíça foi o país que escolhi. Até hoje às vezes me perguntam o porquê de ter selecionado esse país tão pequeninho, escondido no meio da Europa. E antes de ir, eu não saberia como responder. Agora sei. E vou compartilhar um pouco da maravilha que tive a oportunidade de conhecer. Mas já deixo avisado: fotos e palavras expressam quase nada do que a Suíça na verdade é.

No comments: