Wednesday, June 11, 2008

Carnaval, Natal e Festividades

Se você pensava que o Carnaval é muito celebrado somente no Brasil, leia o texto a seguir com bastante atenção. O carnaval na Suíça é um evento muito comemorado, mas ao contrário daqui, o que vemos não são pessoas com pouca roupa aproveitando a praia no verão, mas sim muita união da população em tradições que já vêm de muitos anos.

Em uma fria manhã de fevereiro acordo com uma ligação de outras intercambistas, detalhe que eram quatro da manhã, dizendo que em breve me buscariam em casa para irmos às ruas celebrar o tal “Fasnacht”, ou o carnaval dos suíços. Às quatro e meia eu estava pronta na frente de casa, vestida do jeito que a minha família hospedeira havia dito: roupas brancas, gorro branco, um lenço vermelho no pescoço e um sino de vaca bem grande – lembrando que na Suíça todas as vacas usam sinos no pescoço (nos meus primeiros dias por lá eu não conseguia dormir à noite por causa do barulho dos sinos das vacas que ficavam lá fora. Mas depois acostuma).


Cheguei na cidade de Solothurn, e percebí que não era somente eu que estava com aquela roupa meio estranha: Todos estavam. E não eram somente sinos, mas panelas e tochas de fogo. O motivo disso? Comemorar e fazer muito barulho para espantar o frio – e que frio! Centenas de pessoas caminhavam pelas ruas fazendo um barulho insuportável, mas rindo muito, bebendo e criando uma atmosfera que realmente ajudava a espantar aquela temperatura abaixo de zero. A caminhada durou pouco tempo, talvez porque ninguém agüentasse o barulho por mais de alguns minutos, e fui com meus amigos para um bar, às 6 da manhã, para esperar o horário de ir para a escola.




Às 8 horas fomos todos para a aula. Eu tinha uma roupa reserva na mochila, é claro. Para não passar a vergonha de ir com aqueles trajes para a escola. Quando cheguei lá, porém, me surpreendi que o pessoal todo ainda estava com as roupas do Fasnacht, e no final das contas fui eu que acabei ficando deslocada com trajes normais.

Quando a aula da tarde acabou, fomos todos juntos para o centro de Solothurn, para ver o que eles chamavam de Carnaval. Eu, acostumada com o nosso carnaval do Brasil, pensava que ia ser uma coisinha de nada, mas estava errada.

Uma produção à altura do carnaval do Rio (exceto que no calor do Rio de Janeiro ninguém aguentaria vestir tais roupas…), e desfiles que me deixaram quase boquiaberta e me ensinaram a lição de nunca subestimar as tradições dos outros países.



No final das contas, tive o melhor carnaval da minha vida por lá. E eu que achava que o carnaval do Brasil é que era legal…


Falando em comemorar, tive a chance de pela primeira vez passar um Natal no frio de verdade, e ver neve durante as comemorações de final de ano. Lá na Suíça o Papai Noel tem motivo para usar aquelas roupas para frio. Lá as pessoas comemoram com pinheiro e presentes também, só que algumas coisas são diferentes. A ceia da minha casa, por exemplo, foi salmão defumado com pão e bolachinhas de Natal que nós mesmos fizemos.



A preparação para o Natal durante o mês de dezembro é muito especial, e para mim mais especial ainda. Todos os dias, quando saía da escola já estava escuro (pois eram cinco da tarde no inverno), e eu ia passear pelo centro da cidade só para ver a decoração de Natal e sentir aquele clima maravilhoso. Foi em um desses passeios que senti a neve caindo de verdade, e enquanto ouvia música com meus fones mal conseguia acreditar na sorte que eu tinha por estar lá. A saudade do pessoal no Brasil era enorme, mas a felicidade por viver tudo aquilo era maior ainda. As lojas estavam todas decoradas, e as luzinhas iluminavam o meu caminho até a estação de trem naquele frio que congelava quase até os fios de cabelo.



As feiras de Natal também acontecem com muita freqüência, e nelas se encontra de tudo, desde enfeites de Natal até utilidades em geral. São um momento para as pessoas se encontrarem, trocarem algumas palavras, e seguirem em frente com suas compras, às vezes sequer se importando com o frio que fazia por ali.


13 comments:

free lotto game said...

The nice thing with this blog is, its very awsome when it comes to there topic.

lottery said...

Thanks. Im Inspired again.

philippine lotto results said...

Such a nice blog. I hope you will create another post like this.

lottery raffle said...

Baw ah, kasagad sa imo maghimo blog. Nalingaw gd ko basa.

lotto philippine result said...

Yugs, daw nabasahan ko naman ni sa iban nga blog?

philippine lottery said...

Baw ah, kasagad sa imo maghimo blog. Nalingaw gd ko basa.

lotto sweepstakes said...

Your blog is very creative, when people read this it widens our imaginations.

gambling online said...

So that those who will accidentally visit your site will not waste there time with this stupid topics.

lotto online said...

Yugs, daw nabasahan ko naman ni sa iban nga blog?

sweepstake lotto said...

The owner of this blog has a strong personality because it reflects to the blog that he/she made.

free online lottery said...

This blog could be more exciting if you can create another topic that everyone can relate on.

lottery tickets said...

To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.

SOCCER FANATIC said...

Great blog with nice photos.

For more info on technology, pls visit www.yasthirah.com

For more info on soccer, pls refer to http://www.aptconnections.blogspot.com/